terça-feira, 10 de dezembro de 2013

            promoção a saúde

                         o que é saúde

saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar fisíco,mental,espiritual e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade(who/mas/mhp/98.2).

    A constituição de 1988(art.196) define que "a saúde é um direito de todos e dever do estado,garantindo mediante políticas sociais e econômicas. ou seja,a quantidade de vida resulta da convergência de um amplo legue de políticas- indo do saneamento,da habitação,da educação e da cultura at~e as políticas voltadas para a geração de renda e emprego.

              segunda a carta de Ottwa(1986) os pré-requisitos para a saúde,são:

paz                           habitação

educação                   alimentação

renda                       ecossistema estável

justiça social            eqüidade

recursos sustentáveis

          promoção a saude

a promoção a saúde é definida como um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua saúde e qualidade de vida. entende-se a saúde como um direito humano fundamental,que deve valer de maneira equitativa(igualitária) para todos os cidadãos.         

            como promover a saúde com respeito e equidade?

 para a população dos terreiros,os princípios de integralidade e equidade são fundamentais, pois garantem que a atenção a saúde seja orientada com competência ,justiça,adequação às diferentes necessidades e as demandas e  respeito às diversas culturas,tradições, valores.noções de saúde,doença,tratamento e cura.(guia pra a promoção de saúde nos terreiros)

o:             


Nenhum comentário:

Postar um comentário