sábado, 4 de julho de 2009

No pátio de Serrinha, a locomotiva da Leste Brasileiro explodiu no início dos anos 1950

ACIMA: No pátio de Serrinha, a locomotiva da Leste Brasileiro explodiu no início dos anos 1950 (Foto do livro "A colonização portuguesa numa cidade do sertão da Bahia", Tasso Franco, Salvador, EGBA - Assembléia Legislativa do Estado, 1996). ABAIXO: Hotel à frente da estação de Serrinha em fotografia possivelmente dos anos 1920 (Acervo Roosevelt Reis).

HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.

A ESTAÇÃO: A estação de Serrinha foi inaugurada em 1880, segundo o Guia Geral de 1960, como ponta de linha, que foi prolongada até Santa Luz somente quatro anos depois, em 1884. Nela ocorreu um acidente com um trem cargueiro, em 1940, cuja

Nenhum comentário:

Postar um comentário