segunda-feira, 6 de julho de 2009

serrinha ba

história da cidade
Localizada na região nordeste do estado da Bahia, a 170 Km de Salvador e 300 metros acima do mar, Serrinha, cidade tranqüila, destaca-se pela hospitalidade com que recebe seus visitantes. Possui hotéis, bares e restaurantes para todos os tipos de gostos e, por já estar acostumada a abrigar grandes eventos, a sua população de cerca de 75mil habitantes sabe da importância das festa ppopulares como: Semana Santa, São João e a vaquejada que significa prosperidade e crescimento, criando-se mais de 600 empregos diretos e fazendo circular mais de R$ 2,5 milhões na economia local. Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da Nação Cariris. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de troupeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.
Gentílico
Serrinhense
Significado do Nome

Aniversário da Cidade
13 de Junho
CARACTERÍSTICAS
Serrinha, cidade tranqüila, destaca-se pela hospitalidade com que recebe seus visitantes. Possui hotéis, bares e restaurantes para todos os tipos de gostos e, por já estar acostumada a abrigar grandes eventos.
Clima
Semi-árido ao subúmido
Temperatura Média
30º C
COMO CHEGAR
Localização
Nordeste Baiano
Limites
Biritinga, Lamarão, Candeal, Ichu, Conceição do Coité, Teofilândia e Barrocas.
Acesso Rodoviário
Serrinha é cortada pela FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) de transporte de cargas e por quatro rodovias, uma federal e três estaduais que são a BR-116 norte (Serrinha - Feira de Santana), BA-409 (Rodovia do Sisal), BA-233 (Serrinha - Nova Soure) e BA-411 (Serrinha - Barrocas).(alto dos coqueiros)(alto de fora).
Distâncias
154 km da Capital
TURISMO
Principais Pontos Turísticos

EVENTOS
- São João - Todos os anos acontece a tradicional festa de São João com grandes atrações do forró nordestino e com grandes fogueiras. - Vaquejada de Serrinha - começou em 1967 quando Valdete Carneiro e Neném de Maroto resolveram criar um evento que significasse a benção e a confraternização dos vaqueiros da região. Com o passar do tempo a festa ganhou força e prestígio e os prêmios simbólicos tornaram-se valiosos. A estrutura se desenvolveu e comporta mega-shows com a apresentação de artistas nacionais.
- Moto Argola - evento esportivo este realizado todos os meses de Outubro e conta com a participação de centenas de motociclistas do estado e do país.
- Serrinha possui manifestações culturais muito diversificadas, que passam pelas folclóricas, pagãs, religiosas ou outras.
Julho
- Festa da Padroeira - O novenário em louvor a Senhora Santana, padroeira do município, no dia 26, é realizada a celebração liturgica na Catedral, seguida da procissão com a imagem da padroeira pelas principais ruas e avenidas da cidade em comemoração ao dia da padroeira.
publicado por Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário