terça-feira, 17 de setembro de 2013

Projeto Primeira Água

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL, em parceira com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS, entregaram simbolicamente no dia 13 de setembro, na AABB de Serrinha, 3.200 cisternas para consumo humano. 

O Projeto Primeira Água conclui agora a sua primeira etapa que beneficiou agricultores de oito municípios do território do sisal, sendo estes: Arací, Cansanção, Itiúba, Ichú, Monte Santo, Queimadas, Serrinha e Teofilândia. Em parceria com a Prefeitura de Serrinha, o Consórcio entrega ao município cerca de 1.200 cisternas. 

O MDS financia a construção de cisternas de placas de cimento, principalmente na região do Semiárido brasileiro. Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses. 

O projeto passa agora para sua segunda etapa e as primeiras cisternas já estão em construção, serão ao total 11.000 Cisternas construídas, distribuídas entre os municípios consorciados, beneficiando as famílias do campo, melhorando a qualidade de vida das pessoas, proporcionando saúde e desenvolvimento sustentável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário